domingo, 22 de dezembro de 2013

ORAÇÃO DEUSA SEKHMET - DEUSA DO EGITO






Oração à Deusa Sekhmet“Senhora do Leão, da Batalha e da Espada, Sekhmet, terrível deusa, estabeleça proteção ao meu redor. Quebre as paredes que me confinam. Ajude-me a me livrar dos inimigos e obstáculos. Grande Senhora, Ajude-me! Leoa da destruição e da vingança, Meus inimigos me circundam, buscando minha queda. 

Livra-me de sua influência. Conceda-me a liberdade. Ó poderosa e Terrível, amada de Ptah, atenda a meu pedido por proteção".
"Eu queimo e solto fogo e arremesso dardos dos meus olhos. Eu estouro e rujo. Minhas garras são afiadas e eu corto fundo. Minha energia é forte e fogosa e meu desagrado tem de ser manifestado. Embora algumas vezes eu seja gentil posso ser muito emotiva e raivosa. Uma vez provocada e despertada sou difícil de descartar. Sou sempre adequada e sempre necessária. Não tente livrar-se de mim. Preciso ser reconhecida e ouvida. EU SOU A RAIVA. EU SOU SEKHMET


Na mitologia egípcia Sekhmet, Sachmet, Sakhet, Sekmet ou Sakhmet ("a poderosa") é a deusa da vingança e das doenças. O centro de seu culto era na cidade de Mênfis.
Muitas vezes é confundida com Bastet, embora tenha outra conotação neste caso (ampliar a descrição).
Sua imagem é uma mulher coberta por um véu e cabeça de leão. Muito temida no antigo Egíto, sendo ela o símbolo da punição de Rá.
Possui força e coragem, e tem como missão proteger o deus Rá e o faraó.
Certa vez, Rá ordenou a Sekhmet que castigasse a humanidade por causa de sua desobediência. A deusa executou a tarefa com tamanha fúria que o deus Rá precisou embebedá-la com vinho, pela semelhança de sua cor com sangue, para que ela não acabasse exterminando toda a raça humana.
E uma das formas da deusa Hathor, que abraçou o deus Rá, absorvendo sua força, e sob a aparência de uma leoa desceu à terra para destruir a humanidade.
Ela é a patrona dos médicos e traz a cura para os males que ela própria disseminou pelo mundo.
Venerada nos santuários de Mênfis como esposa de Ptah.
Representada por uma mulher com cabeça de leoa.
Com cabeça de leão, possui instintos deste, sendo super protetora com sua prole.
Curiosamente, super protege também todos os curandeiros e médicos (e aos que podem ser chamados para a assistência ao cuidar de enfermos).
Ela também tem a capacidade de destruir – pode enviar doença ou peste a quem ameaçar ou causar-lhe desgosto.
Wikipédia;
Na mitologia egípcia Sekhmet, Sachmet, Sakhet, Sekmet ou Sakhmet (“a poderosa”) é a deusa da guerra e das doenças. O centro de seu culto era na cidade de Mênfis.
Muitas vezes é confundida com Bastet, embora tenha outra conotação neste caso.
Sua imagem é uma mulher coberta por um véu e cabeça de leão. Muito temida no antigo Egíto, sendo ela o símbolo da punição de Rá.
Rá, o Deus-Sol enviou Sekhmet (um possível aspecto mau de Hathor) para destruir os humanos que conspiravam contra ele.
A Lenda
Conta-se que Rá cansou-se dos pecados dos homens então criou a deusa para punir aqueles que deviam ser punidos. No entanto Sekhmet não teve controle, portanto matou a sangue frio homens de bem e suas famílias. Desesperados, os seguidores de Rá pediram ajuda ao deus, mas esse não pode ajudar.
Então, os egípcios tiveram a idéia de fazer uma bebida da cor do sangue e embebedaram a deusa. Sendo assim ela adormeceu e pode ser recolhida por Rá.
Poderes
Ela é a patrona dos médicos e traz a cura para os males que ela própria disseminou pelo mundo.
Culto
Venerada nos santuários de Mênfis como esposa de Ptah.
Iconografia
Representada por uma mulher com cabeça de leoa.
Família
Seu marido era Ptah (posteriormente Ptah-Seker) e com ele o filho Nefertem.
Signo
As pessoas nascidas sob o signo de Sekhmet são ousadas e corajosas. Adoram enfrentar novos desafios, mas pecam pela falta de obstinação. Aliás, é comum iniciarem algum projeto animadamente e o abandonarem justamente quando ele começa a dar frutos, ou seja, quando deixa de representar um risco e se torna previsível. Isso também se aplica aos relacionamentos: a paixão é sua grande busca. Exuberantes, enérgicas, um tanto autoritárias, as pessoas de Sekhmet precisam aprender a arte da diplomacia e da tolerância. Também é importante que controlem a agressividade, pois essa característica pode assumir proporções extremas.

Seja Feliz Sempre
Obgda.
Deixe seus comentários,

Um comentário:

  1. Olá, tudo bem com você?
    Adorei a oração, acho essa Deusa muito bacana!
    Tempos atrás fiz um post sobre essa deusa e gostaria muito que você pudesse dar uma olhada me dizer o que achou. ;)
    https://dezmilnomes.wordpress.com/2011/05/13/sekhmet/

    Beijos!

    ResponderExcluir