segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

LICHIA - BENEFÍCIOS DAS FRUTAS



Pouco calórica (66Kcal em 100g da fruta), não contém gorduras, rica em fibras e água o que auxilia na perda de peso. Apesar de ser rica em carboidratos (16,5g em 100g da fruta), a lichia tem baixa carga glicêmica. Ou seja, tem baixa capacidade de fazer o organismo liberar insulina, hormônio que quando produzido em excesso favorece o aumento de gordura abdominal.


 Também é riquíssima em vitamina C (cada 100 g de lichia tem 50 mg da vitamina) o que auxilia na imunidade e é antiinflamtória. A vitamina C ainda ajuda a controlar a taxa de colesterol no sangue e faz bem para a pele. O potássio também é um mineral presente nessa fruta, ajudando a manter a pressão arterial e a retenção de líquidos sob controle. E ainda podemos citar a presença de vitaminas do Complexo B na sua composição, tornando a lichia uma “ativadora” de metabolismo. Por ter uma ótima quantidade de líquidos na sua composição, a lichia contribui para a boa hidratação do organismo.




 De origem chinesa, a fruta Lichia (litchi chinensis sonn) é um pouco menor do que uma ameixa e possui uma casca grossa e avermelhada, que deve ser retirada na hora de comer. Sua safra começa entre outubro e novembro e dura até o fim do primeiro mês do ano. A fruta é relativamente nova no Brasil entrando com força no país há cerca de quatro ou cinco anos, em regiões como o interior de São Paulo e de Minas Gerais.



 As sementes da lichia têm propriedades adstringentes, embora não esteja comprovado acredita-se que que tenham efeitos analgésicos. Depois de transformadas em pó usam-se para aliviar dores nos nervos, orquite (inflamação dos testículos) e problemas intestinais.
Pessoas com problemas de insuficiência renal têm que ter particular cuidado no consumo deste fruto.




 Isso contribuiu para que o preço da lichia baixasse. Antes, ela era encontrada apenas como produto importado. É uma fruta doce e saborosa, apreciada na culinária brasileira, especialmente, em sucos, sobremesas e na caipirinha. A lichia é rica em nutrientes e um ótimo alimento funcional.
Alguns trabalhos científicos já apontaram que o consumo da polpa branca da Lichia – rica em flavonóides – pode prevenir o crescimento de células cancerosas. O pericarpo (casca) da lichia contem quantidades significantes de compostos fenólicos, antocianinas que são os principais polifenóis e indicando-a como um potente “varredor” de radicais livres e possuindo uma forte atividade antioxidante.  As antocianinas desempenham uma função farmacológica importante contra varias doenças, como doenças cardiovasculares, câncer, inflamações e alergias.


Principais propriedades da lichia
Fortalece o cabelo, as unhas e previne o envelhecimento precoce
Auxilia a digestão, previne a prisão de ventre, hemorróides e cancro do cólon
Têm acção anti inflamatória, diurética e estimula os rins 
Aumenta o sistema imunológico, combate doenças cronicas, estimula a cicatrização de feridas previne a gripe e resfriados
Previne doenças cardiovasculares, alergias,  inflamações e regula a pressão arterial

LEMBRE-SE: SE AUTOMEDICAR É MUITO PERIGOSO!
Seja Feliz Sempre
Espero que gostem muito rsrs.
Deixe seu comentário
Obgda. 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário